Por Admin

As Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social de Araputanga solicitam que as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil realizem o cumprimento da condicionalidade de saúde.

As Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, convocam todas as famílias que recebem o benefício do Programa Auxílio Brasil (Antigo Bolsa Família) para procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências para realizar o acompanhamento munidos de documentos pessoais e cartões de vacinação.

Nesse primeiro semestre de 2022, o acompanhamento de saúde deverá ser feito até o dia 30 de junho e é obrigatório para os beneficiários do programa Auxílio Brasil, que tenham em suas famílias crianças de 0 a 7 anos e meninas e mulheres de 14 a 44 anos de idade.

Segundo o coordenador municipal do Cadastro Único e do Auxílio Brasil Jeyksi Jhonis, aqueles que não realizarem o acompanhamento estão sujeitos a terem o benefício bloqueado pelo Governo Federal, por descumprimento de condicionalidade que é uma das várias regras do programa nacional.

O Auxílio Brasil (substituto do antigo Bolsa Família) é um programa de transferência direta de renda, criado em prol das famílias em situação de vulnerabilidade social. O novo programa conta com algumas alterações, em relação ao anterior, como valores e condicionalidades.

A Coordenadora Municipal do Programa Auxílio Brasil da Saúde Erislane Oliveira ressalta que essas condicionalidades são necessárias para que o Governo Federal realize o monitoramento do programa, garantindo que as crianças e jovens e suas famílias estejam se alimentando e se desenvolvendo adequadamente, buscando melhores condições para vencer o ciclo da pobreza.